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O comportamento da geração X e as tendências de consumo em restaurantes

Mariana Brasil • Sep 15, 2021

O comportamento da geração X com certeza já mudou muito o consumo geral, e mesmo na meia-idade, muitos dos seus hábitos podem mostrar a real importância e poder de compra dessa geração. 


Ela é composta pelas pessoas nascidas entre 1964 e 1980, e parece muitas vezes esquecida, mesmo para as campanhas de marketing.


Mas, é necessário lembrar que essa
é a faixa etária que mais possui poder aquisitivo, decisão de compra e liberdade de expressão, sem contar ser a geração que predomina no mundo corporativo.


E por falar em poder aquisitivo, de acordo com uma pesquisa da WSGN, esse grupo é o que mais gasta ao sair para comer, pois a comida é essencial para uma vida mais saudável.


Por outro lado, frequentar restaurantes também é parte de um status, já que a gastronomia é a estratégia perfeita para socialização, cultura e conhecimento.


E como falamos anteriormente, grande parte dos empreendedores são da
geração X, como o Elon Musk, CEO da Tesla Motors, SpaceX e Neuralink e o Jeff Bezos, presidente e CEO da Amazon.


Por isso, donos de restaurantes ou estabelecimentos devem pensar com carinho nesse público.


Para te ajudar a entender melhor a
geração X e o seu comportamento de consumo em restaurantes, continue lendo este artigo.



Repensando a comunicação para a geração X

Ao olharmos para as redes sociais, enxergamos que o foco das campanhas são os jovens, afinal, o público na internet são em sua maioria jovens mesmo.


Porém, quando vemos outras mídias, como TV, jornais, revistas e rádios, a publicidade para a geração X está presente.


Isso tudo porque a geração X fez parte da evolução tecnológica e é conectada, mas não se engaja como outras gerações.


Outra característica desse grupo que deve ser considerada é que eles são responsáveis pela maior parte das decisões de compra da família e seu gasto per capita mensal é bem superior comparado aos millenials.


A questão aqui é fazer o mapeamento correto do público que você quer alcançar, analisando todos os tipos de mídias e definindo comportamentos para te ajudar em uma boa estratégia de marketing.


Além disso, é importante entregar conteúdos que passem por várias gerações, ainda mais em uma sociedade tão diversificada quanto a atual.


A justificativa de que as redes sociais precisam fomentar a cultura de consumo somente para os jovens está totalmente fora de questão, tanto que, segundo dados do eBit, a cada 10 compras, 7 são realizadas por pessoas acima dos 35 anos.


Viu como a internet pode ser lugar também para incentivar o consumo em pessoas da geração X?



Como fazer marketing para essa geração?

Com o poder aquisitivo, uma rotina mais saudável e a necessidade de socialização, a geração X faz parte do grupo que mais gasta em restaurantes.


Suas expectativas giram em torno de pequenos luxos, como idas a restaurantes e eventos, além de prezar por um bom serviço e uma gastronomia saudável.


Já os millennials estão muito mais propensos a cozinhar em casa, pedir um delivery ou consumir fast-foods.


Por isso, focar na geração X é a melhor opção para os donos de restaurantes, principalmente aqueles que possuem serviços personalizados e ambientes confortáveis.


Então, pensando em todas essas questões, trouxemos dicas de marketing para o seu restaurante com base em estratégias pensadas para a geração X:


Programa de benefícios

De acordo com a Forbes, 88% da geração X gosta de participar de programas de benefícios e economizar dinheiro.


Fazer um planejamento completo, com recompensas valiosas e um jeito simples de participar, é o caminho mais fácil para aplicar um programa de benefícios. Mas, lembre-se, praticidade e economia devem ser levados em consideração.


E-mail marketing

É a geração perfeita para utilização do e-mail marketing, estão sempre atentos à caixa de entrada e abrem e-mails de promoções e ofertas com frequência.


Experiência

Uma ida ao restaurante é uma ocasião especial para a geração X, então se o seu restaurante possui um ambiente agradável para levar família ou amigos já está no rumo certo.


Também é importante ter uma certa variedade de pratos que incluem comida caseira, eles tendem a experimentar novos sabores, principalmente se é algo saudável e preparado de forma natural.


Carta de drinks, vinhos, cerveja e bebidas

Mesmo sendo apenas um quarto de todas as visitas nos restaurantes, a geração X gasta mais com drinks, vinhos, cerveja e bebidas. São um ótimo acompanhamento para uma refeição agradável.


Então, crie um cardápio separado para colocar essas bebidas e diversifique os sabores, você pode incluir café, sucos naturais, fazer smoothies e misturas únicas.


Vimos que a geração X deve estar dentro do seu planejamento estratégico se você quer lucrar mais no seu restaurante e que alguns detalhes podem fazer a diferença para ela escolher ou não o seu negócio.


Porém, basta pensar com mais carinho nessa geração e trazer soluções viáveis para implementar no seu restaurante.


Por fim, pensamos que você também queira ler nosso artigo para conhecer 5 tendências do mercado para você colocar em prática, assim você fica por dentro de tudo para os próximos anos.

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