Entre em contato
555-555-5555
meuemail@provedor.com

A importância do pensamento analítico para uma estratégia bem sucedida

Jan 09, 2023

Pense duas vezes antes de agir”. Esta frase define o pensamento analítico e talvez seja o sermão mais conhecido, principalmente quando você trabalha com grandes grupos ou corporativas.


No entanto, como tudo parece ser mais fácil na teoria e complexo na prática, nem sempre conseguimos executar o famoso ensinamento.


Muitas vezes somos pegos de surpresa e colocados em uma situação onde é cobrado uma medida rápida e eficaz. Consequentemente, abordamos um problema com uma solução não muito elaborada, pois como outro ditado corporativo já dizia, “
tempo é dinheiro”.


Contudo, até que ponto você
comprometeria o futuro de um projeto ou até mesmo da companhia em prol de agilidade?



O que é o Pensamento Analítico


Hipoteticamente, João, de 11 anos, recebeu um convite para ir ao boliche com seus amigos, mas no mesmo fim de semana ele tinha planos de estudar para suas provas. Ele gostaria de realizar as duas atividades em distintos horários, mas constatou que precisaria de toda concentração possível durante o feriado.


No final das contas ele escolheu estudar para as provas, consequentemente, tirando a melhor nota da classe. João percebeu que tinha um problema, mas precisou avaliar e priorizar algumas decisões.


Passaram-se 20 anos, João, agora com 31, é gerente administrativo de uma marca de roupa esportiva. Mesmo com vários diplomas e experiências profissionais acumuladas, ele causou uma pequena turbulência na empresa ao não dar muita atenção a um problema que sua equipe enfrentava e acabou aprovando uma estratégia pouco elaborada. Suas vendas caíram e o problema inicial acabou persistindo.


A gente pode até não perceber, mas pensamos criticamente e analisamos tudo que fazemos, seja planejar um final de semana com os amigos ou liderar uma empresa de grande porte. Disciplina, coesão e conhecimento formam o processo de análise, na qual diferencia uma resposta real da solução gerada pela ansiedade e precipitação.



A Importância do Pensamento Analítico


Quando João recebeu o projeto ainda em fase de desenvolvimento, não gastou a energia necessária para analisar as causas do problema que sua equipe estava enfrentando e as consequências da solução apresentada, este sendo seu principal erro.


Ao lidar com grandes demandas e pressões de meios externos, muitas vezes, as etapas de análise e discussão são puladas. 


Desconstruir o problema e torná-lo em pequenas situações facilita o seu reconhecimento e solução. Esta fase inicial da análise funciona como um mecanismo de apuração das causas que impulsionaram o problema. Sem saber a raiz do problema, são solucionados apenas seus sintomas.


Uma vez reconhecendo as causas e razões, a equipe é direcionada à resposta óbvia da questão, certo? Não é bem assim…


No segundo momento da análise, a exposição e discussão de possíveis consequências, sejam positivas ou negativas, é crucial para o desenvolvimento do processo em questão. O João, de 11 anos, listou eventos possíveis decorrentes de suas ações do presente. Cenários onde ele escolheria sair com seus colegas e separar pouco tempo para seus estudos, no qual o levariam a reprovação, por exemplo.


Vivemos em um mundo digitalizado, enxurradas de informações cruzam nossos caminhos diariamente e estamos em constante mudança. O marketing digital lida com uma alta quantidade de dados e qualquer passo em falso tem poder de transformação em grande escala. 


A determinação e o julgamento dos profissionais responsáveis em momentos de crise será o guia para que um problema singular não se torne um transtorno duradouro ou permanente. O pensamento analítico em situações diárias e de instabilidade vai além das eliminações de complicações, ela também diz como sua equipe administra suas energias e tempo. 


A última etapa de análise para alcançar um resultado que traga retornos positivos, é a velha e simples disciplina. A conduta que é estabelecida no ambiente de trabalho deve se espelhar nas formas e métodos para alcance das metas definidas. 


Em suma, para um planejamento eficaz é preciso avaliar o passado (causas), entender o futuro das ações escolhidas (consequências) e preservar as condutas presentes (disciplina) para que o problema não persista.


Afinal, no marketing, planejamento é a base para qualquer estratégia. Mas, nem sempre as coisas andam conforme a nossa intenção. Imprevistos são esperados e a sua reação e a do seu time condiz com o resultado final. Por isso, a capacitação de uma equipe para atuar de forma séria e satisfatória se torna um dos principais pilares para um plano bem-sucedido.


E aí, já pensou duas vezes sobre como você e sua equipe abordam o pensamento analítico?

23 jan., 2023
Como esse passo do planejamento estratégico pode gerar identificação e conexão com a audiência.
15 dez., 2022
Precisamos falar sobre UGC e como esta forma de conteúdo impacta diretamente a sua marca e a sua comunicação.
01 dez., 2022
Confira algumas dicas e métodos que podem te ajudar a focar, organizar e priorizar suas demandas ao longo do dia!
Share by: