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Brand Persona: O Alicerce Estratégico para a sua Marca

Jan 23, 2023

Todos nós já tivemos a experiência de ter contato com uma marca, seja em redes sociais, e-mails ou qualquer outra mídia, e ter a impressão de que estamos conversando com uma pessoa de fato, que conta com personalidade, tom de voz e comportamentos próprios. Essa descrição pode inclusive ter te lembrado de alguns exemplos de sucesso conhecidos no mercado. 


Essas impressões não são por acaso e, constantemente, são reflexos de um trabalho muito cuidadoso logo no começo do planejamento: a construção da Brand Persona que representaria essa marca futuramente. 


Esse pilar é um dos primeiros construídos para dar sustentação ao trabalho que virá depois, e é justamente ele que define características essenciais do comportamento de uma marca, como postura, personalidade e comunicação em geral.



Brand Persona x Buyer Persona


Se confundir com as definições de Brand e Buyer Persona é um acidente comum e compreensível pela proximidade das nomenclaturas, mas elas representam personagens opostos.


A Buyer persona é a junção das características do público-alvo de uma marca em uma pessoa fictícia. Seu objetivo é justamente criar uma pessoa que represente esse público, buscando facilitar a produção de conteúdo, o atendimento e diversos outros passos do processo de venda. 


Por outro lado, a Brand Persona é a junção de características da própria empresa em um personagem fictício, com o intuito de criar um guide estratégico para a equipe interna responsável pelas ações da marca. Além disso, uma Brand Persona bem definida também colabora muito no processo de conexão e relacionamento com clientes, afinal de contas, como foi citado no conteúdo sobre UGC, pessoas se conectam com pessoas e não com coisas. 


Um guia que se aplica em tudo


Uma vez criada, a Brand Persona servirá então como um guia estratégico para basicamente tudo. 


É por meio dela que saberemos quais são os valores, visões e gostos dessa marca, bem como se a sua comunicação será feita em linguagem informal ou formal, em qual pessoa ela será executada, quais temas serão abordados e quais não podem de forma alguma serem citados, entre outros diversos detalhes. 


Esse guia é fundamental para padronizar o trabalho da equipe, assim as pessoas responsáveis por diferentes produções de uma mesma marca trabalham em sintonia e não geram uma quebra de comunicação quando o cliente transita entre as redes sociais, o e-mail marketing e os outros pontos de contato com a empresa.


Além disso, o trabalho de integração de um novo membro à equipe se torna mais rápido e fluido, uma vez que bastará estudar o guia previamente montado para que já se tenha uma noção considerável de como se posicionar nas produções. 


Oculta x Apresentada ao Público


Outra diferenciação importante na construção da Brand Persona é determinar se ela será apresentada ao público ou não. 


Quando não é apresentada, a Brand Persona atua como um guia estratégico para o trabalho da equipe interna, que seguirá à risca as características desse personagem fictício que se expressa por meio do trabalho desse time. 


Já em outros casos, a Brand Persona pode ganhar um personagem construído para ser apresentado ao público, o qual não só representará a marca, como também se tornará o porta-voz dela. Esse é o caso de exemplos clássicos como a Lu da Magalu, o Baianinho das Casas Bahia e a Nat da Natura.


Uma coisa é certa: seja oculta ou apresentada, sua presença é essencial não só para guiar a equipe interna, como também para facilitar a identificação e conexão com a audiência.


Quer saber mais sobre Brand Personas? A Gruv tem um podcast perfeito para você com informações adicionais e discussões mais aprofundadas sobre o assunto. Aperte o play e venha aproveitar os 40 minutos de GruvDrops que te aguardam! 


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