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5 tendências de mercado para você colocar em prática

Mariana Brasil • May 21, 2021

Tendências de mercado podem ser entendidas como novas formas de consumo que tem grande potencial de crescimento.


Mas, o que isso quer dizer para o seu negócio?


Sabemos da importância de entender como o comportamento do seu público pode afetar sua entrega de valor. 


Isso mesmo,
seu negócio não vende um produto, ele entrega valor, e quanto mais similar esse valor for com o que o seu público procura, mais chances você tem de vendê-lo de forma orgânica e natural.


Pois bem, as tendências de mercado são fortes indícios do que pode estar em alta no momento para o seu tipo de negócio.


Por exemplo, uma das transformações digitais mais fortes hoje em dia está nos aplicativos de compra, que nos permitem pedir qualquer coisa de qualquer lugar, trazendo comodidade no momento da pandemia. 


É uma tendência e você pode aplicar no seu negócio? Por que não tentar? Tudo depende da sua vontade de estudar, analisar, agir e de mudar.


Todas essas mudanças nos ajudam a inovar nas formas de atrair e manter clientes, além de alcançar novos nichos de mercado que estão se adaptando a esse novo
comportamento.


Com a pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a buscar novas maneiras de atrair e vender, mas você está preparando o seu negócio para as novas tendências?


É importante estar de olho em tudo o que pode acontecer no mercado, independente do seu nicho ou público alvo.


Por isso, eu trouxe algumas tendências que você deve levar em consideração para os próximos anos:


1. Inteligência geográfica


Montar estratégias com base nas informações geográficas e em big data pode ser decisivo para o seu negócio, principalmente para quem quer abrir uma nova franquia ou um restaurante.


A inteligência geográfica é mais do que achar o ponto certo para colocar a sua loja, é estudar fatores geográficos e sociodemográficos para entender como isso vai impactar no seu negócio.


Todo esse estudo ajuda na tomada de decisão e na criação de estratégias
.


Além disso, o potencial de consumo pode ditar preços e formas de comunicação. 


Por exemplo, se você deseja abrir uma loja em um lugar comercial, deve analisar a concorrência e estipular preços concorrentes, caso contrário sua renda pode ser afetada.


Ferramentas como Google Ads são de grande ajuda nessas horas, já que você pode segmentar as
campanhas e direcionar promoções de acordo com a navegação na internet.


Listamos dados que vão te ajudar a buscar o spot perfeito para seu negócio para você analisar e pensar na melhor estratégia:

  • Pessoas que tenham passado pela área
  • Residentes
  • Usuários que pesquisaram pela região
  • Empresas que atuam no local
  • Empresas que fazem delivery
  • CEP dos clientes


2. Criar experiências únicas


As conversas saíram do convencional e as marcas, para alcançarem seus consumidores, estão onde os clientes se sentem mais confortáveis, um grande exemplo são os aplicativos de mensagens instantâneas.


Sob o mesmo ponto de vista, o perfil de consumo alavancou as estratégias de relacionamento com o consumidor, o que gerou oportunidades de criar experiências únicas. 


Além disso, uma novidade que já está entre nós, são as assistentes virtuais, criadas para agilizar o atendimento e a empatia. 


Quem já viu a Lu da Magalu e se identificou com ela?


Por outro lado, temos cases como
o da Honda, que mostram a evolução da tecnologia na reprodução de vídeos e novas formas de interação.


O cheiro também faz parte do marketing de experiência, e que marcas como M&M e Body Shop tomam proveito desse tipo de experiência para atrair e envolver os clientes.


Sei que agradar o público não é tão simples, mas toda e qualquer vontade de fazê-lo pode criar uma empatia e um compartilhamento inimaginável, então mão na massa!


3. Consumo sustentável


A nova realidade também trouxe novos hábitos, e que vieram para ficar!


O consumo consciente ou sustentável ultrapassou o consumo de supérfluos, principalmente quando alteramos nossas necessidades pelo que realmente importa e que não podemos comprar, como saúde e bem-estar.


Além disso, a valorização de produtos naturais e de processos sustentáveis já ocupam seu lugar na sociedade. 


A preocupação com o meio ambiente virou um valor insubstituível dentro das empresas, que incentivam seus consumidores a escolherem o seu produto por ser mais sustentável.


Não só o processamento de um produto é essencial, mas também a utilização dele até o seu descarte. Ou seja, a reutilização até o seu momento final e conhecimento de descarte correto também fazem parte desse pensamento coletivo.


Adequar o seu negócio pode fazer a diferença para o mundo e a sociedade, então, já começou a pensar como incluir esse viés no seu negócio?


Com atitudes simples podemos reduzir a poluição, a geração de resíduos e o desmatamento conciliando ambiente, economia e sociedade.


4. Turismo ecológico


Para evitar aglomerações e continuar conhecendo novos lugares, a maioria das pessoas abraçou o turismo ecológico, ou ecoturismo, capaz de reerguer um dos setores mais afetados pela pandemia, o turismo.


Essa tendência está diretamente ligada ao consumo sustentável, pois também busca uma relação mais harmônica entre homem e natureza.


Além dele estar relacionado à busca pela natureza, a viagem de carro se tornou a mais segura para quem ainda não está vacinado e quer manter o distanciamento social.


Desde outubro de 2020, de acordo com a agência
ViajaNet, as principais rotas dos brasileiros têm sido viagens mais rápidas, isoladas e ecológicas dentro do país.


Destinos como Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO) têm feito sucesso para quem busca uma viagem tranquila.


Então, se você tem uma agência de viagens, é hora de focar nos destinos brasileiros e incentivar a economia local!


A dica aqui é identificar a sua persona, os lugares mais pesquisados e criar uma estratégia com promoções, mostrando segurança e facilidade na hora de contratar os serviços.


5. Valorização de produtos artesanais


A valorização de produtos feitos artesanalmente está em alta, o que vai em contrapartida aos produtos feitos em massa, característica do consumismo intenso que sempre fomos incentivados.


Isso porque existe um padrão na criação dos produtos, consequência da globalização e desenvolvimento de economias.


Por isso, mudamos pela vontade de consumir produtos únicos e que oferecem mais qualidade.


Desde cervejas artesanais, bolsas de couro e alimentos saudáveis e orgânicos, o cuidado com esse tipo de produto faz parte da individualização e da utilização de ingredientes naturais.


Pesquisas comprovam que, caso o produto tenha uma característica que a pessoa ache importante - como o fato de não fazer testes em animais, ajudar o meio ambiente ou que seja exclusivo - a probabilidade dela gastar mais é muito maior!


Imagina criar um produto com tanto valor emocional e empatia que as pessoas compram pela sensação de estar fazendo o bem e não pelo produto? Isso é incrível!


O que achou do nosso artigo? Já vai aplicar alguma dessas tendências na sua próxima estratégia de mercado?


E lembre-se, o ideal é criar estratégias de marketing e campanhas alinhadas com o valor do seu negócio e que estejam de acordo com os interesses da sua persona.


Inclusive, a utilização das redes sociais é muito importante para tudo que vimos aqui e a estratégia certa pode alavancar seu engajamento e suas vendas.


Nesse sentido,
veja nosso artigo sobre como o Reels funciona no Instagram e use essa funcionalidade a seu favor.

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