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Por Mariana Brasil 19 jan., 2021
Sabemos da importância da imagem para qualquer empresa. Mas, quando devemos pensar no reposicionamento da marca? Reposicionar uma marca nada mais é que mudar a concepção que o público tem dela. Vale lembrar que isso requer rebranding , o processo estratégico para transformar a marca. Muitas vezes as mudanças são inevitáveis e a necessidade de um “novo ar” para a marca pode abrir novas oportunidades. Por isso, temos que estar abertos à nova realidade e às novas formas de lidar com o consumidor. Aqui, vamos entender melhor quando podemos fazer essas mudanças. Aproveite a leitura! Qual o momento certo? Antes de tudo, precisamos fazer a análise para identificar se sua marca precisa de um reposicionamento ou apenas um ajuste de planejamento. Normalmente acontecem alguns fatores que podem mostrar a necessidade do rebranding, vou citar 5 deles: 1. Comunicação visual antiga A identidade visual é importante para todos. Porém, pode estar defasada em relação ao mercado, concorrentes e novas demandas. Às vezes o visual da sua marca pode ter deixado de fazer sentido e não se encaixa entre seus concorrentes . É aí que você precisa pensar em uma nova comunicação visual. Um case deste rebranding é o da Shell, que atualizou sua imagem para mostrar modernização da marca e adaptação ao novo público. 2. Mudança na proposta de valor de marca E se a sua premissa de valor não é realmente seguida pela marca ? Os valores são a base para a comunicação e comportamento diante dos consumidores. Ou seja, quando a marca não está mais de acordo com os seus valores e começa a questionar suas ações com os consumidores, é hora de analisar uma mudança na proposta da marca. A Natura fez uma pesquisa com seus consultores, consumidores e revendedores. Como resultado, o estudo revelou que a marca não seguia as propostas da companhia. A partir daí, tiveram a ideia de resgatar os propósitos dos seus fundadores e dar foco aos produtos brasileiros. 3. Fusão ou separação de empresas A questão pode ser também uma simples aquisição de empresas ou separação. Quando duas marcas diferentes se unem há a necessidade de uma mudança, até para o reconhecimento da aquisição. O público precisa saber as empresas que fazem parte do produto que consomem. Foi o que aconteceu com o Facebook em 2019, quando agregaram o Instagram e o Whatsapp à empresa. Atualmente, todos os aplicativos da empresa estampam o famoso “from Facebook”. 4. Mudança de comportamento do consumidor O consumidor é o centro de atenção da marca, é ele quem dita o que está de acordo com suas expectativas. Se ele evoluir em sua jornada de consumo, a marca deve acompanhar. Por isso, é essencial estar a par da mudança de comportamento e das tendências atuais . Assim, a marca fica alinhada com o que realmente está sendo relevante no mercado. É aqui que se encaixa um dos cases mais famosos de rebranding, o da Skol. Desde que foi fundada, suas campanhas estampavam mulheres sexualizadas para atrair homens. O cenário mudou e continuar com essa estratégia seria um tiro no pé. Então, aprenderam com o comportamento do consumidor e passaram a entregar mensagens como “redondo é sair do seu quadrado”. 5. Necessidade de inovação A imagem de um CEO e pessoas que ocupam cargos altos refletem na percepção da marca. Dessa forma, é preciso conciliar ambos. Quando Steve Jobs retornou à Apple, em 1997, ele requisitou a troca do logotipo da empresa, já que a marca se posiciona como icônica e inovadora. Case de adaptação na pandemia Certamente, durante a pandemia do novo coronavírus, as empresas foram obrigadas a adaptar suas demandas e modificar seus planejamentos estratégicos para alcançar seu público. Um case interessante é do Mercado livre:
A problematização do banco de imagens na comunicação visual
Por Tais Andrade 24 ago., 2020
A problematização do uso de banco de imagens estereotipadas se torna cada vez mais necessária. É muito comum vermos a representação de uma equipe multirracial sendo composta por um oriental, um negro, um branco e uma mulher. Mas quão diverso isso realmente é?  Sabe-se que a diversidade é um requisito de marca, mas é curioso que, […]
Design em tempos de crise: 8 acontecimentos históricos
Por Marie Azambuja 05 mai., 2020
Além de muita história, agora você vai ficar sabendo como o design em tempos de crise se reinventa no mercado de forma ativa e encontra caminhos para contribuir com a superação socioeconômica. É certo que estamos vivendo um momento de recessão mundial e é muito fácil escutar nos jornais que estamos passando pela maior crise […]
Design & Referências: Como melhorar seu processo criativo
Por Victor Albuquerque 24 mar., 2020
Tudo que criamos é resultado de coisas que vivemos, experimentamos, ouvimos e vemos. A criação através do Design não é diferente. Toda nossa identidade criativa é influenciada pelos artistas que acompanhamos, peças que salvamos, posts que damos like e por aí vai… Ter em mente quem e ‘o que’ nós levamos como referência é primordial […]
BRANDING E AS MARCAS EM 2019: Tudo que você precisa saber!
Por Érika Souza 15 jan., 2019
Branding ou brand management (do inglês: gestão de marcas) nada mais é do que um conjunto de ações voltadas para à gestão da marca de uma empresa. Como seu nome, sua linha visual, slogan e identidade como um todo. A construção de uma marca forte depende, além das estratégias de marketing, de uma “imagem” condizente […]
DESIGN DE EMOÇÕES
Por Érika Souza 06 dez., 2018
Com os consumidores buscando cada vez mais um propósito no consumo das coisas e toda uma geração ativista ganhando força, os valores das empresas são mais importantes do que nunca. À medida que nos conectamos ainda mais com nossos sentimentos e emoções, os produtos e serviços passarão a ser criados pensando na reação que eles causarão […]
O futuro do Design
Por Érika Souza 03 dez., 2018
Bem-vindo à idade dos sistemas. Em um mundo que está se tornando cada vez mais complexo, enfrentar desafios como sustentabilidade e desigualdade exigirá uma combinação poderosa de pensamento de design e pensamento sistêmico.  O design sistêmico é uma metodologia prática que combina elementos de pensamento sistêmico e design centrado no humano para desenvolver novos insumo. […]
Quais são as melhores práticas de design de identidade de marca?
Por Gabriel Lira 15 mai., 2018
Você já deve ter ouvido falar da importância do design de identidade de marca, certo? Mas você sabia que com algumas dicas é possível otimizar esse processo? Aliando um conceito forte a boas práticas e profissionais capacitados, você gera resultados ainda melhores para o seu negócio! Quer saber mais sobre o assunto?
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