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Como ser mais produtivo com o Marketing de Conteúdo com apenas 3 práticas

Mariana Brasil • Sep 21, 2021

Sabemos que para fazer bons conteúdos podemos usar vários tipos de materiais, como eBooks, artigos e infográficos, mas você sabe como ser mais produtivo com o Marketing de Conteúdo e melhorar todo o seu processo de criação e análise?


Mesmo sendo uma tarefa complicada alinhar expectativas e
personas para criar o conteúdo perfeito, algumas práticas são necessárias para agilizar este processo, além de organização e disciplina.


Para explorar adequadamente as
estratégias de conteúdo e tornar o trabalho mais produtivo, é importante adotar algumas medidas práticas no dia a dia, como:


1. Alinhar as equipes de marketing e vendas

Em um cenário ideal, marketing e vendas devem estar sempre alinhados. Mas, sabemos que isso nem sempre acontece. 


Porém, quem decide atuar com Marketing de Conteúdo precisa se assegurar que isso ocorra.


Pois, o marketing depende bastante da equipe de vendas para desenvolver as estratégias para o conteúdo, que será adequado a cada etapa da jornada de compra do cliente. 


Cabe ao marketing elaborar os materiais e entregar leads qualificados para a área de vendas que, por sua vez, fará a abordagem.


O alinhamento entre as equipes é fundamental, uma vez que o marketing só conseguirá fazer os ajustes da estratégia se tiver o feedback de vendas.



2. Preparar um calendário de publicações

Precisamos dedicar tempo ao planejamento. Ao desenvolvê-lo, priorize a organização de um calendário. No caso de um blog, esta é a melhor forma de mantê-lo ativo.


Assim como acontece com as redes sociais, esse tipo de formato exige conteúdo de qualidade, mas também frequência. Eles não vão cumprir sua função se as publicações forem esporádicas.


Pense nisso: hoje, a concorrência pela atenção do consumidor é acirrada e ele não tem muita paciência. Ou seja, se não receber informações do seu interesse, a tendência é que deixe de seguir a empresa. 


O consumidor quer algo em troca e não abre mão disso.


E não é fácil manter a qualidade das publicações sem uma programação feita com antecedência, baseada em dados, pesquisas e no feedback dos colaboradores, que podem ajudar bastante na escolha dos assuntos que podem ser tratados.


3. Mensurar as atividades

Há algum tempo o marketing tem sido cobrado para comprovar a sua efetividade de forma mais sistemática. Precisa mostrar o quanto suas atividades contribuem para o negócio.


Em uma estratégia de conteúdo não há como abrir mão disso. Mas, a boa notícia é que há diversas ferramentas para ajudar nesse processo. Aliás, essa "cultura da mensuração" pode ser vista como uma importante contribuição do Marketing Digital para o tradicional.


A decisão sobre as métricas que serão acompanhadas nas ações on-line e off-line depende do tipo de projeto e dos objetivos da ação. Por exemplo, no caso de um blog, será preciso acompanhar a audiência e também o nível de engajamento obtido. 


Agora, se a opção for por um evento, podemos recorrer aos dados quantitativos e também às pesquisas de opinião para avaliar o nível de conhecimento da marca.


O importante é mensurar. Na maioria dos casos, a empresa usará mais de uma alternativa nas suas ações, então precisa saber quais estão funcionando melhor para os seus objetivos.


Por fim, tudo que falamos até agora é sobre organização e mensuração de resultados. Com o planejamento completo e as estratégias corretas você vai fazer o seu Marketing de Conteúdo ser um sucesso.


E se você ainda se questiona sobre a real necessidade de ter um blog, leia nosso artigo respondendo a pergunta do porquê ter um blog e descubra a sua importância.

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