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Como a automação de marketing pode transformar o seu negócio

Stefane Rizzi • Aug 24, 2021

Se você está aqui é porque provavelmente tem algumas dúvidas com relação a essa tal de Automação de Marketing, certo?

Será que vale a pena investir nisso? Será que a minha empresa precisa? Afinal de contas, o que eu vou ganhar com isso?

Pois bem, acomode-se na poltrona, pegue aquela bebidinha refrescante porque hoje nós vamos responder essas e outras dúvidas sobre esse assunto.

Neste texto você vai descobrir como a Automação de Marketing pode ampliar de forma efetiva os resultados da sua empresa e transformar a relação dela com os seus clientes.

Você teria um minuto para ouvir a palavra da Automação de Marketing?


O que é Automação de Marketing

“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Os senhores estão anotando?”
Nascimento, Capitão.

Antes de nós te convencermos de uma vez por todas a incluir essa maravilha chamada Automação de Marketing em sua estratégia de comunicação, é preciso entender o que de fato significa esse conceito, e não, não estou falando de uma inteligência artificial que irá substituir todo o seu time de vendas (pelo menos não por enquanto).

Automação de Marketing é na verdade uma estratégia muito utilizada no Marketing Digital, que permite que o time de Marketing crie uma estrutura de nutrição de Leads de forma escalável e inteligente, considerando tanto o interesse do Lead quanto o seu momento na jornada de compra.

Em bom português “It’s awesome” porque ao automatizar esses processos você consegue melhorar o seu “workflow”, deixando a sua equipe focada naquilo que é o “core” do seu “business”, o “customer relationship”, ou o relacionamento com o cliente.

Você provavelmente está familiarizado com os modelos mais tradicionais de relacionamento como o e-mail marketing ou as redes sociais, que sem sombra de dúvidas têm o seu valor mas que sozinhos não são suficientes para gerar mais conversões e vendas. É aí que entra a Automação de Marketing, se apresentando como uma alternativa viável pra turbinar essa sua comunicação.

As ferramentas de Automação de Marketing disponíveis no mercado hoje disponibilizam uma grande quantidade de recursos em apenas uma plataforma, o que possibilita o cruzamento de toneladas daquilo que hoje é a matéria-prima mais valiosa possível:

Dados meus amigos, estou falando de dados!

Entre essas funcionalidades encontramos, por exemplo, as Landing Pages, E-mail Marketing e fluxos de Automação de E-mail, que facilitam muito a gestão dos seus contatos, simplesmente a base para o relacionamento com os clientes.

Não à toa que esse tema está cada vez mais presente nos departamentos de marketing, perdendo apenas para o BBB em dia de paredão. Hoje, a automação de marketing é o que há de mais moderno no que diz respeito ao relacionamento por e-mail.

Agora que você está devidamente apresentado a essa maravilha, chegou a hora de se apaixonar de vez.

Se liga nessa lista que preparamos com algumas vantagens que você tem ao fazer uso dessa estratégia.


Automação de Marketing é TOP e nós podemos provar:

O uso correto da Automação de Marketing tem diversos benefícios para a saúde da sua máquina de aquisição de clientes, principalmente:


  • Aumentar vendas e receita
  • Melhorar retenção e upgrade de clientes
  • Diminuir custo de aquisição


Isso por si só já deveria ser motivo mais que suficiente pra você começar a usá-la agora, mas para não ficar parecendo comercial de produto milagroso, até porque a Automação de Marketing não é feitiçaria, é tecnologia, temos mais pontos positivos para provar.

Nutrir leads que não estão prontos

Não se engane! Nem todos os leads que chegam na sua base estão prontos para fechar negócio ou adquirir algum produto seu de imediato.


Pelo contrário, a grande maioria nem sabe que precisa dos seus serviços. Então, nutri-los com conteúdo relevantes e informações sobre a sua empresa é essencial para que elas criem proximidade e confiança na sua marca, despertando assim, o desejo de compra.

Sabe quem pode te ajudar com isso? Eu sei que você sabe.

Leads preparados geram tickets maiores, lembre-se disso!

Realizar uma comunicação personalizada para cada persona

Lembra que nós falamos agora a pouco sobre a importância dos dados?

Pois é, eles são extremamente importantes para que você conheça seus clientes como ninguém e possa se comunicar com eles da forma mais personalizada possível.


Por exemplo, por meio de dados demográficos, comportamento de navegação e histórico de compras, é possível segmentar os contatos para endereçar temas que sejam mais relevantes e que gerem mais valor para determinado grupo.

Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes.


A definição de perfis típicos dos seus consumidores é essencial para adequar a estratégia de conteúdo às necessidades e desejos deles. Isso porque, entre os seus potenciais consumidores há personas mais propensas a efetuar uma compra enquanto outras ainda não estão certas se precisam de fato daquilo que você está oferecendo.

É por meio da produção de conteúdo como, por exemplo, e-books, infográficos, planilhas e vídeos que você irá guia-los nessa jornada que, se tudo der certo, resultará na compra/ conversão.

Encantar os clientes através de uma experiência única é o segredo.

Otimizar o processo de vendas

Eis o grande objetivo de qualquer empresa, não é mesmo? Aumentar as vendas e a frequência, e, acredite se quiser, a Automação de Marketing é o caminho certo para chegar lá!

Com a Automação de Marketing é possível ter um contato constante com o lead, sem precisar necessariamente que o seu time de vendas acompanhe o tempo todo os passos dele.

Quando o seu cliente menos esperar vai receber aquela mensagem de “Oi sumida” e essa é a mágica da Automação, uma sequência de e-mails bem estruturados e pensados para levar o seu cliente em potencial direto para o objetivo final: a venda.

Torna os vendedores mais produtivos

A Automação de marketing possibilita que os Leads avancem pelo funil de vendas, sem a necessidade de um vendedor estar em contato apoiando cada passo.


Ou seja, isso facilita muito o trabalho e a assertividade no trabalho do seu time de vendas e aumentam ainda mais as chances de reais conversões, pois estarão conversando com a pessoa certa, na hora certa.

Chega de ouvir do cliente “estou só dando uma olhadinha”, você agora só vai abordar aquela pessoa que quer muito o que você tem pra oferecer.

Pegou a visão?

Se o seu marketing se resume apenas em quantidade, conseguir o maior número de leads possível, por exemplo, tenho uma notícia triste pra te dar: sua empresa está um tiquinho atrasada.

Marketing não é apenas aquisição, é também relacionamento e construção de marca. E ainda que a experiência de compra seja realizada toda pela internet, é totalmente possível e desejável que você ofereça um serviço com pessoalidade.

Sabe aquele tal de Philip Kotler, conhecido como pai do marketing, uma das maiores referências que existem no assunto? Então, ele costuma dizer que “captar novos clientes custa, em média, de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.

Conquistar novos clientes é sempre muito importante, é claro, mas se é tão mais barato e vantajoso manter uma boa relação com aqueles que você já possui em sua base e sabendo que a Automação de Marketing tá aí, de bobeira, só esperando você aplicar em seu negócio, por que não fazê-lo agora mesmo?

A defesa encerra!

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