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UGC: A Autenticidade de Conteúdos Criados pelo Consumidor

Dec 15, 2022

No contexto de superexposição a conteúdos on-line que vivemos atualmente, encontrar maneiras de destacar sua marca e verdadeiramente se conectar com seus clientes se torna fundamental para o planejamento estratégico e de conteúdo. É justamente nestes momentos que o User Generated Content, ou UGC, pode se tornar uma ótima ferramenta. 


O UGC (Conteúdo Gerado pelo Consumidor) é um conteúdo original e específico de uma marca criado por pessoas reais e publicado em redes sociais. 


Essa atuação tem um objetivo principal: aprimorar a experiência on-line com conteúdo autêntico para que outros compradores tenham a confiança para comprar.



Conexão entre Marca e Consumidor

Pessoas se conectam com pessoas, não com coisas. Essa frase se aplica de maneira ainda mais significativa em um contexto de redes sociais, um ambiente especialmente projetado para contatos diretos entre pares com os mesmos interesses. 


Uma estratégia de UGC bem trabalhada abre as portas para que a marca tenha uma comunicação mais efetiva e sincera com seus consumidores e clientes em potencial. Isso porque o conteúdo gerado parte de pessoas que se sentiram incentivadas a compartilhar suas experiências ou de influenciadores que estão dando seu toque pessoal para uma ativação de marca planejada.


A dinâmica deixa de ser marca-público e passa para o status de público-público, valendo-se assim de comunidades já existentes e livrando-se de amarras que uma comunicação institucional tradicional pode ter. 



Cativar a Confiança de Clientes em Potencial

A autenticidade do UGC traz consigo também a relevância de um conteúdo e uma opinião que partem de alguém que em muitos casos não tem conexões com a marca em questão. 


Isso nos permite sair, portanto, de comerciais e anúncios tradicionais montados pela própria empresa, que busca maximizar as vantagens dos seus produtos. No contexto do UGC, reviews, ativações e conteúdos de unboxing trazem um tom genuíno e honesto, expondo o produto ou serviço pelo que eles realmente são. 


Essa realidade inclusive também pode ser traduzida em números: 

Métricas e Engajamento de Valor

Potencializar métricas e enriquecer o engajamento em redes sociais são outras capacidades de destaque que estratégias de UGC podem trazer para a equação. 


Consumidores não se sentem estimulados a engajar de maneira significativa em conteúdos de marcas que mantém uma postura fria e institucional em seus canais. Em contrapartida, ativações de influenciadores trazem tons mais verdadeiros para o que está sendo anunciado, abrindo as portas para interações significativas e um incremento nas métricas alcançadas.


Alguns números de pesquisas recentes do TikTok podem servir de base para compreendermos o real poder do UGC:



Entretanto, uma observação é muito importante: a atuação com UGC não é feita por meio de ações isoladas, é preciso monitorar os canais de comunicação e manter um diálogo ativo com o público para que o progresso seja verdadeiramente sentido.


Quer saber mais sobre UGC? A Gruv tem um podcast perfeito para você com informações adicionais e discussões mais aprofundadas sobre o assunto. Aperte o play e venha aproveitar os 30 minutos de GruvDrops que te aguardam! 




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