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Quais são e como funcionam os estágios da jornada de compra do consumidor

Mariana Brasil • Oct 11, 2021

Você conhece os estágios da jornada de compra do consumidor? É um dos primeiros assuntos quando falamos de Marketing Digital e da necessidade de entender melhor com quem estamos falando, ou seja, a persona.


Antes de te explicar quais são seus estágios e como cada um funciona, vou explicar o que é a
Jornada de Compra do Consumidor.


Jornada de Compra do Consumidor ou
Buyer’s Journey, como é muito conhecida pelos especialistas em Marketing Digital, é uma espécie de trilha, caminho pelo qual o consumidor passa antes de tomar a decisão de comprar um produto ou serviço.


Este processo se dá desde o ponto em que ele identifica que tem uma necessidade até o momento em que escolhe, dentre as várias opções do mercado, a melhor solução para sanar suas dores e desejos mais urgentes. 


Isso porque
consumidores diferentes podem estar em busca de várias coisas em cada um dos estágios de sua jornada. 


Compreender o que eles precisam, no exato momento em que procuram, pode ajudar sua empresa a mapear os seus passos e entender onde se encontram os pontos mais críticos. 


Com isso podemos entender inclusive a sua importância para a construção de
conteúdo personalizado para os seus leads.


Bem, a jornada de compra do consumidor é composta por 4 estágios fundamentais. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles, assim você poderá criar conteúdos melhores para educar e atrair os clientes certos para os seus produtos ou serviços.




Aprendizado e Descoberta

Podemos dizer que nesse estágio da jornada o consumidor ainda é apenas um cliente em potencial. Ele pode ter uma dúvida ou curiosidade, mas ainda não tem consciência disso.


O foco aqui é a atração, fazer com que ele perceba que tem alguma necessidade ou problema que precisa de solução.


Vejamos um exemplo?


Marcelo é um empreendedor de 30 anos que possui uma empresa nova no mercado. Apesar de ter 20 funcionários trabalhando para ele, nenhum possui know-how de marketing para ajudá-lo a criar uma marca diferenciada. 


Então, Marcelo começa a buscar na internet conteúdos relacionados à Branding e Posicionamento de Marca para entender melhor sobre o assunto.




Reconhecimento do Problema

No estágio de reconhecimento do problema, o consumidor começa a perceber que tem um problema. Isso muda o seu foco, a sua percepção sobre as coisas e faz com que ele procure por soluções mais viáveis para resolvê-lo. 


Portanto, esse é o ápice, o momento ideal para criar conteúdos que o ajude a entender qual é, realmente, o seu problema. 


Voltando ao exemplo do Marcelo, de repente, a dúvida cria um “estalo” na sua mente, e faz com que ele parta para a ação, ou seja, faça uma pesquisa mais aprofundada para encontrar a solução para o problema percebido.


Esse é o ponto exato em que Marcelo se encontra suscetível a conteúdos mais educativos ou informações gerais que possam dar a resposta que procura, isto é: como tornar sua marca conhecida no mercado? 


Posts em blogs, redes sociais, infográficos, dentre outros materiais que o ajude a refletir sobre o seu problema são fundamentais para despertá-lo para o problema, mas ainda meio obscuro à sua compreensão.




Consideração da Solução

No estágio de consideração da solução a palavra-chave é: senso de urgência. Você deve convencer o consumidor a partir, efetivamente, para a busca de uma solução para resolver o seu problema o mais breve possível.


Os conteúdos devem ser mais específicos para ajudá-lo a sanar seu incômodo, como webinars, eBooks, vídeos de marketing, dentre outros que aprofundem e orientem esse consumidor de maneira mais objetiva e clara.


No caso do nosso personagem fictício, Marcelo, é hora de mostrá-lo que sozinho ele não vai conseguir projetar sua marca como gostaria, logo ele precisará de uma ajuda especializada — que ele não tem dentro da empresa.




Decisão de Compra

O cliente em potencial já descobriu o que precisa para resolver o seu problema e começa a estudar e considerar as possíveis soluções no mercado. 


Ele vai para uma das partes mais importantes da jornada: decidir qual é a melhor opção a ser adquirida e partir para a ação — comprar esta solução.


Nesse estágio, não é diferente, o conteúdo continua sendo importantíssimo. É hora de focar em cases de sucesso, recomendações, demonstração ou testes free. 


Isto é, focar nos melhores conteúdos que possam provar que a solução da sua marca é melhor que a dos seus concorrentes.


Aí sim! Você poderá criar conteúdos que falem dos seus produtos e serviços e pedir para que o futuro cliente entre em contato com sua empresa.


E o Marcelo? Bem, aqui o Marcelo já descobriu que precisa de uma agência especializada em Comunicação e Branding para criar a marca de sucesso que ele tanto deseja.


Como vimos, um dos primeiros fatores para ter uma visão mais clara sobre a Jornada de Compra do cliente é fazer um estudo preciso sobre quem são suas personas, para então partir para uma Estratégia de Marketing que seja efetiva para cada estágio dessa jornada.


Entender todos os estágios também nos ajuda a escolher os melhores conteúdos para as etapas e engajar o consumidor da maneira certa e no momento certo.


Você tem alguma dúvida sobre a Jornada do Consumidor? Comente aqui embaixo e compartilhe este artigo com quem precisa saber disso tudo!

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