Lançamento do Festival BRB.Play

Em 2020, o mundo mudou, Brasília fez 60 anos e uma nova forma de celebrar também surgiu: uma Plataforma de Entretenimento Digital, o Festival BRB.Play.

Skol Hops

Na ocasião, a Skol iria lançar um novo produto. Algo nunca antes tentado pela marca. Um líquido puro malte que transmite a leveza da skol e a ideia é desmistificar a atribuição de puro malte à qualidade fazendo beer geeks experimentarem o produto.

Skol Hops

Na ocasião, a Skol iria lançar um novo produto. Algo nunca antes tentado pela marca. Um líquido puro malte que transmite a leveza da skol e a ideia é desmistificar a atribuição de puro malte à qualidade fazendo beer geeks experimentarem o produto.

O DESAFIO

Uma pandemia mundial sem precedentes e a orientação pelo isolamento social tornaram impossíveis os encontros físicos e viagens, além de fazer com que programações, em todo tipo de segmento, simplesmente deixassem de acontecer.

Diante disso, o aniversário de 60 anos de Brasília – uma das datas mais aguardadas da cidade – que seria um marco na história da Capital, com comemorações especiais ao longo do mês de Abril (festas, concursos, sorteios), estava fadado a não acontecer também.

Mas, e aí, o que fazer? Como realizar uma celebração digna? Não vai ter pelo menos um bolinho?

Aí que as ideias começaram a tomar forma, pois a situação deixou uma lacuna pertencente à forma de comemoração do aniversário do nosso quadradinho. 

Foi então que surgiu a oportunidade e entramos em ação ao receber o convite da Oh! Artes e do BRB para encarar o desafio de realizar o planejamento estratégico e conceitual do projeto apresentado para nós:

O BRB.Play, um Festival de dois dias, 100% digital, repleto de convidados, parceiros e participantes que realmente se identificassem com Brasília e com o público.

 

Um desafio que não era redondo.

Tínhamos um desafio que era criar uma experiência que mostrasse aos beer geeks a trajetória do lúpulo no processo de fabricação da cerveja. Montamos uma estratégia e o plano era levar a ação para 10 capitais da regional centro-norte. Os beer geeks em geral tem uma grande resistência à Skol, além disso o maior desafio de todos era gerar a experimentação do produto por parte de todos os participantes da ação.

Um desafio que não era redondo.

Tínhamos um desafio que era criar uma experiência que mostrasse aos beer geeks a trajetória do lúpulo no processo de fabricação da cerveja. Montamos uma estratégia e o plano era levar a ação para 10 capitais da regional centro-norte. Os beer geeks em geral tem uma grande resistência à Skol, além disso o maior desafio de todos era gerar a experimentação do produto por parte de todos os participantes da ação.

O RESULTADO

O Festival BRB.Play aconteceu entre os dias 20 – véspera do grande dia – e 21 de Abril, data de inauguração da capital, com tudo o que nós e ela tínhamos direito. Foram mais de 400 artistas inscritos no concurso, lives para todos os gostos e o engajamento dos sonhos nas redes sociais.

Um desafio que não era redondo.

Tínhamos um desafio que era criar uma experiência que mostrasse aos beer geeks a trajetória do lúpulo no processo de fabricação da cerveja. Montamos uma estratégia e o plano era levar a ação para 10 capitais da regional centro-norte. Os beer geeks em geral tem uma grande resistência à Skol, além disso o maior desafio de todos era gerar a experimentação do produto por parte de todos os participantes da ação.

Um desafio que não era redondo.

Tínhamos um desafio que era criar uma experiência que mostrasse aos beer geeks a trajetória do lúpulo no processo de fabricação da cerveja. Montamos uma estratégia e o plano era levar a ação para 10 capitais da regional centro-norte. Os beer geeks em geral tem uma grande resistência à Skol, além disso o maior desafio de todos era gerar a experimentação do produto por parte de todos os participantes da ação.

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O Festival BRB.Play, desenhado pelo BRB para celebrar os 60 anos de Brasília, apresentou 38 atrações entre shows, aulas fitness e de gastronomia, além de atividades para crianças e um concurso cultural entre os artistas da cidade (nascidos na capital ou que estivessem morando por aqui).

E, com a população resguardada em casa, buscamos um novo jeito de entreter, ajudar e celebrar com as pessoas, tudo através dos perfis do Instagram: @brb.play e no perfil do Banco de Brasília @brb_bancodebrasilia.

Era tanta ideia boa fluindo que a ansiedade e a vontade de fazer acontecer antes da abertura do Festival foi grande, por isso, decidimos em conjunto dar um gostinho do que seria o BRB.Play e antecipamos uma das atrações principais.

O músico Bhaskar fez sua apresentação no dia 19 de abril, um dia antes da data oficial do Festival. E olha, “deu bom” demais desde a primeira Live, esta feita pelo Youtube.

Depois, foi só convidar a base de seguidores e interessados, que crescia exponencialmente, para comemorarem com a gente os próximos dois dias. 

Inclusive, incentivamos a galera a subir hashtags como #Bsb60Anos #ParabensBrasilia #BrbPlay para segmentar tudo que fosse relacionado ao nosso Festival.

Separando os homens dos meninos: as coisas ficaram difíceis.

Sofremos um corte brusco na verba e não seria mais possível fazermos uma ação intinerante como havíamos planejado anteriormente, fomos pegos de supresa e que supresinha "quadrada" viu! Mas quer saber, a gente até curtiu o challenge, foi nesse momento que mostramos porque somos Gruvers e fizemos valer nosso lema! (você sabe qual é o nosso lema, não sabe?).

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Programação e Lives

A programação foi repleta de participantes, tudo apresentado por meio de Lives e também de vídeos com conteúdos postados no IGTV do perfil. 

Os participantes eram de diversos nichos, como gastronomia, teatro, música, infantil, saúde e arte que foram organizados na programação iniciada no dia 20/04, das 8h às 21:45h, e no dia 21/04, das 8:30h às 21h. 

Tivemos a participação de 21 artistas entre eles alguns renomados como, Nando Reis, Zélia Duncan, Dinho Ouro Preto, Digão do Raimundos, Banda Scalene, Plebe Rude, Cambota, Oswaldo Montenegro, Hamilton de Holanda e Rivka.

Além claro, de figuras conhecidas na nossa capital como, Surf Sessions, Adriana Samartini, o grupo de Teatro Os Melhores do Mundo, Renatinha Costa, além das Lives mais saborosas do cerrado com o Chef Marcelo Petrarca, Chef Mara Alcamim, Chef Lui Veronese e Chef André Rochadel.


Conhece aquele ditado que diz que se você não pode ir a um lugar, então faça o lugar vir até você? 

Pois é, criamos uma ação em Brasília e trouxemos os beer geeks de todas as capitais da regional centro-norte para o planalto central, convidando-os para um bate-papo com um sommelier da Ambev e degustando o produto durante um dia inteiro!

O que fizemos e como geramos resultados expressivos ?

  • Gerenciamento de Concurso:

A execução do concurso dispôs de uma equipe exclusiva para organizar, monitorar e acompanhar o processo. 
Os contatos com os participantes foram realizados pelo direct do perfil @brb.play, nos comentários e em seguida, conforme andamentos da fase, pelo email criado para atender aos inscritos e/ou interessados que possuíam dúvidas, solicitações de esclarecimentos, feedbacks, etc.

Objetivo: Concurso direcionado a incentivar artistas locais a divulgarem seu trabalho e colaborar com a renda dos ganhadores.

Dinâmica: Na primeira etapa o participante deveria fazer um vídeo, cantando à capella, e os 20 vídeos que tivessem mais likes iriam para a próxima fase.

* Os 20 primeiros, ou seja, os que tiveram mais “curtidas”, também foram contemplados com um prêmio em dinheiro.

* Em todas as etapas foram realizadas análise das postagens dos participantes, assim como a auditoria dos likes, a fim de impossibilitar qualquer tipo de fraude.

A segunda etapa resumiu-se no envio de um novo vídeo, por parte dos 20 participantes mais curtidos, só que agora eles deviam enviar vídeos que remetessem a um momento marcante de sua história em Brasília.

Esses vídeos foram postados no perfil do feed do @brb.play e os três que conquistaram mais likes ganharam o grande prêmio final.

  • Gestão de Influencers:

A nossa equipe de P.R. foi responsável por criar, coordenar, executar e monitorar a estratégia de campanha com influenciadores para o Festival de Música BRB Play 2020.


Ações Realizadas: 2 campanhas criadas e direcionadas para a divulgação do Festival, com objetivos de gerar resultados em alcance e geração de tráfego para o perfil @brb.play, além de posicionamento em nichos específicos.

Cada influenciador selecionado deveria fazer 2 inserções em datas combinadas com a nossa equipe, ou seja, ele deveria produzir conteúdo nos seus stories do Instagram em dois dias definidos e cada inserção poderia gerar mais de 1 post sobre o Festival.

  • Gestão de Mídia:

Por meio do investimento em mídias pagas, nosso objetivo era aumentar o alcance do perfil do BRB PLAY e gerar engajamento para o perfil, como curtidas, comentários, publicações salvas, compartilhamentos e audiência para os vídeos.

  • Os públicos dos conjuntos de anúncios foram definidos da seguinte forma:
    - Pessoas que assistiram os vídeos postados nas redes sociais;
    - Pessoas com interesses e características da persona;
    - Por localidade;
    - Pessoas que se envolveram com os perfis e publicações nas redes sociais;
    Lookalike (público de pessoas semelhante a quem já se envolveu com os perfis nas redes sociais).

  • Gestão de Conteúdo Digital:

Aplicamos as ideias e insights do planejamento estratégico nas linhas de conteúdo que seriam trabalhadas, entre elas história e nostalgia, cena cultural efervescente, sua história na história de BSB e o cronograma das Lives.

História e Nostalgia: histórias antigas da cidade, fatos marcantes e curiosidades.

Cena Cultural Efervescente: enaltecer artistas brasilienses que fazem/fizeram sucesso e deixaram um legado na história de Brasília. 

Sua história na história de BSB: convite para as pessoas publicarem em seus stories momentos marcantes de suas vidas na capital.

Cronogramas de Lives: anunciar a programação completa. Os horários, temas e cronograma das Lives do festival que teremos dias 21 e 22.

Os resultados: redondinhos, redondinhos!

O mercado é dinâmico e mudanças acontecem diariamente. Mesmo tendo isso em nosso radar não contávamos com a redução significativa no budget da campanha. Não podemos controlar todas as coisas ao nosso redor, mas podemos controlar nossas ações diante dos desafios, e assim o fizemos. Ao trazer todos os influenciadores das 26 capitais para o centro do país e colocá-los no mesmo ambiente conseguimos criar uma atmosfera de interação e relacionamento que não seria possível no projeto intinerante.  O enganjamento foi SUCESSO total! O lupulão também era um pequeno labirinto que guardava curiosidades do processo de fabricação da Skol Hops puro malte -essa sacada foi matadora-, pois a galera curtiu demais saber que tipo de produtos chegavam até eles no PDV.

 

Ao final do projeto, entregamos aos nossos clientes Oh! Artes e BRB um grande reconhecimento de marca, repercussão nacional, talkability inestimável – o que se traduz em algo bem além de apenas engajamento –posicionamento assertivo e um perfil nas redes sociais com grande base de fãs em pouquíssimos dias.

Ao público, entregamos muita festa, entretenimento, diversão, cultura e amor para milhares de pessoas em dois dias inesquecíveis.

Além de tudo isso, imprimimos a nossa marca e os nossos valores mais uma vez na entrega de um projeto grandioso. Desafiar o normal em uma situação totalmente adversa, conseguir emocionar e conquistar a empatia das pessoas, para nós quanto empresa, é o que importa.

Agora, como somos inquietos por natureza, já estamos pensando na próxima oportunidade de aplicar ideias desafiadoras que transformem para melhor as empresas, o mercado e as pessoas.

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